sábado, 22 de outubro de 2016

10 motivos para frequentar o Boteco do Pedro, um dos bares mais legais da Lapa


Impressionante como a gente é capaz de deixar escapar alguns pequenos prazeres, muitas vezes tão acessíveis, porém, ignorados. Para mim, um exemplo é o Boteco do Pedro, na Rua Gomes Freire, na Lapa. Fica em frente ao Bar do Adão, seu vizinho um tanto quanto gourmetizado. Pensei em chamar essa postagem de “10 motivos para frequentar o Boteco do Pedro, em vez do Bar do Adão”, mas preferi concentrar só nas qualidades do lugar, que conheci mês passado, apesar de tanto circular pelo bairro mais boêmio do Rio. Bem, apesar de não ser uma postagem de comparação entre os dois bares, várias das dicas abaixo valem como uma crítica ao Adão, que costuma ter preços altos e garçons que te ignoram, mas vale ser visitado, por conta dos pasteis maravilhosos, em promoção às segundas-feiras. Falemos do Boteco do Pedro:

1. A cerveja no Boteco do Pedro é barata para os padrões da noite carioca. Heineken e Original de 600ml custam R$9, e as mais tradicionais, como Brahma e Antarctica saem por $8.

2. A cerveja vem gelada.

3. Fica no coração da Lapa, boa pedida como pré-night.

4. Dificilmente você vai enfrentar fila pra entrar no Boteco do Pedro. Numa sexta chuvosa, por exemplo, em que o Bar da Cachaça fica cheio de gente embaixo da marquise, corra pra lá. Tem mesinha e cadeira no interior, tevê ou rádio (ou as duas coisas ao mesmo tempo), banheiro acessível, gente velha, nova, diversa. Se quiser ficar do lado de fora, tem balcãozinho simpático também.

5. Eles servem petiscos, mas também têm refeições completas fora do horário tradicional de almoço ou jantar.

6. O Pedro fica no balcão, mas o destaque do bar, na verdade, é o Chiquinho, um dos garçons mais simpáticos que você vai encontrar na cidade. Atencioso e bem humorado, ele não vai passar por você fazendo a egípcia, fingindo que não te viu ou não te escutou. Ele vai te chamar de “cabra bom”, te receber com um sorriso, e quando você pedir um pastel, ele vai querer trazer dois (mas se não quiser, é só dizer que deseja apenas um, rs). Sério, o Chiquinho é o grande responsável pelo alto astral do bar.

7. Boteco do Pedro tem pasteis saborosos e bem recheados. Nos sabores carne moída, carne seca com cebola roxa, queijo minas, queijo coalho e queijo com cebola, custam R$4 e ficam melhores ainda se você pedir a pimenta da casa. Vai por mim: peça a pimenta da casa. Acho que a cozinha lá abre por volta das 16h, então tem que ficar ligado nisso. Mas depois que abre, os pasteis já ficam prontos no balcão, é pedir e levar, sem espera.

8. Segundo meu amigo Lucas Alves Ribeiro, o visual retrô é um charme à parte. O vitrô separando a cozinha do público, os papeis para embalagem, a prateleira de frutas, o suporte para bebidas quentes, cada detalhe é um passeio aos anos 1990 ou para um tempo mais antigo até. 

9. Uma gatinha branca, com bolinhas pretas e cor de caramelo está sempre circulando entre os pés dos clientes. Charmosa, o nome dela é Marie.

10. O Boteco do Pedro não cobra 10%. Mas você vai sair de lá com vontade de dar gorjeta.